Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Ações de convivência com o Semiárido: mitigação aos efeitos da estiagem prolongada

Autor: ASCOM/PMSB

O município de Santa Brígida vem sofrendo com a estiagem que está perdurando há mais de quatro (4) anos, e mais forte ainda durante o período de 2021 a 2022, com os mananciais que já secaram ou estão prestes a secar.

Esta redução comprometeu diretamente a sobrevivência e permanência das populações da zona rural. Cabe salientar que a maior parte desta população depende da captação das águas pluviais para dessedentação humana e animal, e que estas áreas não dispõem de infraestrutura suficiente para o pleno atendimento das necessidades populacionais de aproximadamente 9.442 pessoas.

Foram observados danos materiais nas obras de segurança hídrica municipais, tais como cisternas de captação de água de chuva, na quantidade de 2100 unidades, assim como, barragens comunitárias, na quantidade de 60 unidades. No tocante à atividade agropecuária ocorreram perdas significativas dos cultivos anuais de sequeiro e na pecuária comprometendo diretamente a sobrevivência das populações da zona rural que vivem basicamente da agricultura e pecuária familiar, existindo um prejuízo estimado na agropecuária na ordem de R$ 9.361.380,00.