Segurança Hídrica: Estratégia para mitigação aos efeitos da estiagem

Imagem Ilustrativa

Para garantir a segurança hídrica, a Prefeitura Municipal de Santa Brígida desenvolve ações de convivência com o Semiárido com enfoque principal na mitigação dos efeitos da estiagem, adotando de medidas preventivas e emergenciais tais como: monitoramento dos índices pluviométricos, planejamento e execução de ações voltadas para o gerenciamento do risco de ocorrência das secas.

O volume de recursos investidos em tais ações perfazem cerca de 464.855,66, até meados de 2022, foram perfurados poços artesianos nas comunidades: Ingazeira, Porteiras e Campos, beneficiando cerca de 150 famílias com água de boa qualidade. Vale salientar que ocorre a prestação continuada de serviços de manutenção, reparação e instalação dos sistemas de abastecimento de poços artesianos existentes no município.

Além disso, a prefeitura através de recursos próprios e convênios com as demais esferas de governança operacionalizam a contratação de carros pipa para abastecer as famílias localizadas em áreas afetadas pela estiagem.

A seca é um fenômeno climático natural causador de impactos negativos ao longo dos últimos anos especialmente sobre os sistemas de produção agropecuários e a vida das populações que habitam os municípios da região semiárida do nordeste brasileiro. No último ano em Santa Brígida redução comprometeu diretamente a sobrevivência e permanência das populações da zona rural.

Cabe salientar que a maior parte desta população depende da captação das águas pluviais para dessedentação humana e animal, e que estas áreas geralmente não dispõem de infraestrutura suficiente para o pleno atendimento das necessidades populacionais.