Governo Do Povo esteve presente em evento promovido pela UPB Força da Mulher na Política

Autor: Texto: Clara Solla

Gestoras que são exemplos da representatividade e força da mulher na política participaram na manhã da última quarta-feira (13) da Reunião de Prefeitas e Vice-Prefeitas da Bahia, o evento, que fará parte do calendário anual da União dos Municípios da Bahia (UPB), aconteceu na sede da entidade e contou com a presença de mais de 100 mulheres.

A gestão Governo Do Povo esteve presente ao evento entre elas a Secretária de Desenvolvimento social e primeira -dama do município de Santa Brígida Uiara Alves Magalhaes, a tesoureira Michaely Silva e a servidora pública latada na Secretaria de Desenvolvimento social Tamylis Nunes, estiveram representando a gestão Governo Do Povo.

Na mesa de abertura as prefeitas de Mucugê, Ana Medrado, de Cachoeira, Eliana Gonzaga, de Nilo Peçanha, Jaqueline Soares e as vice-prefeitas, de Salvador, Ana Paula Matos e de Nova Canaã e conselheira da União dos Vice-Prefeitos (UVPB), Eliana Matos, foram unânimes em classificar a iniciativa da UPB como um fato marcante na entidade e se comprometeram em contribuir para que no próximo ano esse evento seja ainda maior.

O presidente da UPB, Zé Cocá, que não pôde estar presente no evento, reforçou por meio de mensagem em vídeo que política é lugar de mulher. "Esse encontro vai marcar a força da mulher na política. É extremamente importante a união de vocês para que a gente debata política pública com representatividade. A mulher tem buscado seu espaço, eu sei que vocês podem muito mais", ressaltou.

Em seu quinto mandato eletivo, a prefeita de Mucugê, Ana Medrado, ressaltou que as mulheres precisam ocupar mais cargos públicos, principalmente nas prefeituras, no Congresso Nacional e na Câmara dos Deputados. "Esse encontro é muito importante para que tenhamos o nosso momento para debatermos, analisarmos e conversamos sobre nossas dificuldades e também dividir boas experiências aplicadas nos municípios, sabendo que podemos contar umas com outras". Pensamento contido também na mensagem enviada pela diretora da UPB e prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos. "Precisamos empoderar mais e mais mulheres para participarem da política construindo políticas públicas e defendendo os nossos direitos", afirmou.

As prefeitas de Cachoeira, Eliana Gonzaga, e a de Nilo Peçanha, Jaqueline Soares, compartilharam da ideia de que é uma luta diária e permanente ser mulher e ocupar espaços de poder. "O mais difícil não é vencer uma eleição, o difícil é se manter no cargo em uma sociedade machista que tenta o tempo inteiro nos desqualificar", pontuou a prefeita de Cachoeira. "Precisamos mudar essa realidade e eu acredito que nós juntas continuaremos buscando realmente o nosso papel na sociedade. As mulheres precisam protagonizar suas vidas", afirmou Jaqueline. A prefeita de Nilo Peçanha, que também é enfermeira, usou sua fala para repudiar o caso recente envolvendo um anestesistas que estuprava mulheres na sala de cirurgia durante o parto. "É inaceitável que a mulher seja violada até em um momento tão sublime de dar a luz a uma vida".

Política é lugar de mulher

Presente ao evento, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, criticou o baixo número de mulheres à frente das administrações municipais. "Somos apenas 12% de mulheres prefeitas e se somadas às vice-prefeitas estamos em apenas 25% das gestões municipais na Bahia. Esses dados mostram o quanto é importante a mulher participar mais da política, é fundamental. Nós estudamos, nos preparamos, nós temos capacidade, somos nós quem representamos a maioria na sociedade. Como podemos ser maioria na população e estarmos com essa representatividade tão baixa?", disse.

Ana Paula parabenizou ainda o presidente da UPB, Zé Cocá, pela realização do evento. "Está de parabéns por ser homem e compreender a importância de um evento como esse e que não existe guerra entre homens e mulheres, ao contrário, temos que andar juntos", pontuou.

Também presente na reunião, a vice-prefeita de Nova Canaã, Eliana Matos, afirmou que é preciso que as mulheres se fortaleçam e criem laços de amizades para apoiar uma a outra. "Sabemos que ocupar cargos políticos sendo mulher é muito complicado. Mas creio que juntas vamos mudar essa realidade", declarou.

O evento contou ainda com dois painéis, o primeiro debateu a Força da Mulher na Política e segundo painel, realizado em parceria com o SENAC, abordou o "Fomento ao Empreendedorismo Feminino e seus Benefícios para os Municípios", que teve o objetivo de mostrar a importância em capacitar a população e incentivar o empreendedorismo feminino, como forma de prover o crescimento e desenvolvimento econômico de todo o município.