Programa Garantia Safra garante a segurança alimentar dos produtores de Santa Brigida

Nos meses de junho e julho de 2022, foram realizados os pagamentos das indenizações referentes ao Programa Garantia Safra no município de Santa Brígida-BA. O montante em recurso autorizado corresponde a cerca de R$ 539.750,00 reais, beneficiando 635 famílias de agricultores familiares atingidos pela estiagem.

Essa ação é coordenada pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e executada em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Brígida. O Garantia-Safra tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões sistematicamente sujeitas à perda de safra, por razão de estiagem ou enchente. Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%. Para aderir ao Garantia-Safra, também é necessário ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e plantar entre 0,6 a 5,0 hectares de feijão, milho, arroz, algodão e/ou mandioca.

O município de Santa Brígida, está localizado no Nordeste do Estado da Bahia, área inserida no polígono das secas. sofrendo de forma cíclica e enfrentando dificuldades inerentes a este ambiente climático já há alguns anos de escassez de chuvas, ainda mais significativas no ultimo biênio. No tocante à atividade agropecuária ocorreram perdas significativas dos cultivos anuais de sequeiro e na pecuária comprometendo diretamente a sobrevivência das populações da zona rural que vivem basicamente da agricultura e pecuária familiar.