Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Prefeito Elton e secretários municipais prestigiaram a posse dos membros da Academia Santabrigidense de Letras e Artes

Autor: Jornal Folha Sertaneja, por Antônio Galdino



Prestigiada pela presença do prefeito, do presidente da Câmara, vereadores, secretários municipais e representantes de Academias de Letras e Artes nordestinas, a Academia Santabrigidense de Letras de Artes - ASLA - do município de Santa Brígida/BA., deu posse aos seus membros em solenidade festiva que aconteceu na manhã do sábado 21 de janeiro no Auditório Municipal daquela cidade baiana.

A ASLA foi pensada e criada por Marcos Antônio Lima, escritor e poeta, eleito presidente desta Academia de Letras e Artes, que é membro correspondente da Academia de Letras de Paulo Afonso, depois de consultar vários outros defensores da cultura em suas várias dimensões e nasceu durante a pandemia do Covid-19 o que impediu que os seus membros tomassem posse antes.

A Mesa Diretora do evento foi formada pelo Prefeito Elton Carlos Magalhães, Presidente da Câmara Clécio José de Santana, Secretário Municipal de Educação, Damião Torquato, Secretária de Cultura e Turismo, Maria Lucilene Machado e pela Diretora Escolar do C.E.Z.P.T., Maria José Oliveira.

Também compuseram a mesa diretora os acadêmicos Marcos Antônio Lima, presidente da ASLA, Repentista José Santana-Vice-presidente da ASLA, Maria Socorro de Mendonca Gomes, escritora, poetisa da ALPA, escritor, poeta e historiador, João de Sousa Lima, da ALPA e também empossado na ASLA e Giuseppe- Presidente da Academia de Letras de Pão de Açúcar /AL.

Além dos membros da ASLA que compõem a sua diretoria e o seu Conselho Fiscal (titulares e suplentes) foram empossados os membros, efetivos, correspondentes e benemérito desta Academia num total de 22 acadêmicos empossados.

Membros da ASLA que compõem a sua diretoria e foram empossados:

Marcos Antônio Lima - Presidente, José Santana da Silva - Vice-presidente, Pedro Son - Secretário Geral e Sandro Lee - 2° Tesoureiro.

O Conselho Fiscal está assim constituído:

Membros Titulares: Rosalvo Santiago, Adrian Santos e Maria de Lourdes Cruz Sá.

Membros Suplentes: Jaqueline Santos Jose dos Santos Braga e Maria Gorete Moreira.

Membros Efetivos: Danilo Farias, Patrícia Santos, João de Sousa Lima, João Ferreira da Silva, Ivonete Martins, Maria Lucilene Machado, Maria Lúcia.

Membros Correspondentes: Idenilson Albuquerque, Taislane Lima, Marcos Silva e Dr. Deles George.

Membro Benemérito: Elton Carlos Magalhães.

O evento contou com apresentação de alunos da Oficina Manhã Literária. Janaine Santos apresentou o poema, Cartilha do Povo; Priscila Lopes: Ser Poeta e Rich Dhastin. O jovem poeta Cauã José apresentou o poema Amor.

Rosalvo Santiago cordelizou, Pedro Son cantou e José Santana repentizou, diz o poeta Marcos Antônio Lima, presidente da ASLA que encerrou a solenidades com os versos do poeta baiano Antônio de Castro Alves:

"Oh! Bendito o que semeia

livros à mão cheia e manda o povo pensar.

O livro caindo n'alma

é germe que faz a palma,

é chuva que faz o mar".

É isso que a ASLA tem como missão de fazer para preparar as pessoas que irão transformar o mundo: ler. Concluiu.

Texto do escritor e poeta Marcos Antônio Lima, presidente da ASLA:

A reminiscência é um direito autoral mesocéfalo que eclode em neons púrpuras do não esquecimento, e quando bom, é transcodificada em FELEICIDADE. Foi com esse sentimento transbordando os refolhos do coração que os confrades e confreiras da Academia Santabrigidense de Letras & Artes (ASLA) tomaram posse em cerimônia solene realizada na manhã do dia 21 de janeiro, no Auditório Municipal, em Santa Brígida - BA.

Eram homens e mulheres de preto, uns com suas estolas amarelas representando a Academia de Letras de Paulo Afonso, outros com suas estolas brancas de listra verde representando a ASLA, o confrade Giuseppe da Academia de Letras de pão de Açúcar trajava sua elegante pelerine preto com detalhes dourados.

Era notório a comunhão literária e artística dentre eles e elas. Isso confirmava que todos e todas estavam de mãos dadas com as letras e com as artes, numa harmoniosa sinfonia de manifestação cultural, de uma Santa Brígida imortal, imortal.

O Cerimonial teve início com a composição da Mesa Diretora composta pelo Prefeito Elton Carlos Magalhães, Clécio José de Santana (Presidente da Câmara), Damião Torquatro - Secretário de Educação, Maria Lucilene Machado - Secretária de Cultura e Turismo, Maria José Oliveira - Diretora Escolar do C.E.Z.P.T. Socorro Mendonca Poetisa Representante da ALPA, José Santana - Vice-presidente da ASLA, João de Sousa Lima - ALPA e ASLA. Giuseppe- (Presidente da Academia de Letras de Pão de Açúcar) e Marcos Antônio Lima (ALAS - ALPA - Confraria Sancristovense de Ciência e Memória) e Presidente da ASLA)

Após a composição da mesa foi iniciado o processo de cerimônia de posse, os membros empossados foram: Marcos Antônio Lima - Presidente - José Santana da Silva - Vice-presidente -Pedro Son - Secretário Geral - Sandro Lee - 2° Tesoureiro. Conselho Fiscal Titular: Rosalvo Santiago (Presidente do Conselho) 2º Adrian Santos e 3º Maria de Lourdes Cruz Sá: Conselho Fiscal Suplente: 1º Jaqueline Santos - 2º Jose dos Santos Braga - 3º Gorette Moreira. Membros Efetivos: Danilo Farias, Patrícia Santos, João de Sousa Lima, João Ferreira da Silva, Ivonete Martins, Maria Lucilene Machado e Maria Lúcia.

Os Membros Correspondentes empossados foram: Idenilson Albuquerque (Porto da Folha - SE) - Taislane Lima (Monte Alegre de Sergipe - SE), Marcos Silva (Nossa Senhora do Socorro - SE), Dr. Thales George (São Paulo - SP). Membro Benemérito: Elton Carlos Magalhães. Somando um total de 22 acadêmicos empossados.

O cerimonial contou ainda com apresentação de Alunos da A Oficina Manhã Literária que tem como lema: Semear Letras para colher Livros. A aluna Janaine Santos declamou o poema,

Cartilha do povo, enquanto Priscila Lopes fez a leitura do poema: Ser poeta e Rich Dhastin apresentou o poema: Democrisia. Já o jovem poeta Cauã José, aluno do Colégio Estadual Luiz Viana Filho (Santa Brígida-BA) e convidado de honra do poeta Marcos Antônio Lima declamou o poema: Ah, se avida fosse assim.

Um pouco antes do encerramento do cerimonial e logo após ter sido declarada a posse do sodalício da ASLA, pelo acadêmico Giuseppe Ribeiro Gomes da Silva, no uso das prorrogativas que lhe são advindas do Estatuto Geral, na qualidade de Presidente da Academia de Letras de Pão de Açúcar (ALEPA).

O presidente da ASLA, Marcos Antônio Lima discursou e ao final do discurso citou Castro Alves: Oh! Bendito o que semeia livros à mão cheia e manda o povo pensar. O livro caindo n'alma é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar".

É isso que devemos fazer para mudar o mundo: ler."

A que veraneou durante todo o cerimonia tomou conta de todos presentes naquele ambiente litero-cultural. O seresteiro Pedro Son cantou e encantou. O poeta repentista Zé Santana repentizou e Rosalvo Santiago cordealizou. O momento foi deveras tão emocionante que até cangaceiro se emocionou.

Gratidão é a palavra!