Em reunião, profissionais de saúde elaboraram um plano de ação de combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, para a rede municipal de saúde.

Em reunião na, na sede da Secretaria De Saúde, os coordenadores da Atenção Básica, Centro de Saúde, Farmácia, Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Laboratório, Setor de endemias, Regulação e PSE, elaboraram um plano de ação de combate à Dengue, Chikungunya e Zika vírus, para a rede municipal de saúde no tocante ao acolhimento de pacientes com sintomas sugestivos de arboviroses. O objetivo é melhorar a qualidade do atendimento oferecido pelas Unidades de Saúde e Pronto Atendimento, orientando os pacientes com sintomas a procurarem a unidade de saúde mais próxima.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como caixas d água e tonéis destampados, vasos de plantas, pneus velhos, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de creme dental, de refrigerantes e outros.

Sinais e sintomas das Arboviroses

Dengue

O primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente duro de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.

Chikungunya

Apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.

Zika

Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos.