Academia Santabrigidense de Letras e Artes realizou Hora De Arte

Autor: or: Jaqueline Santos / Com imagens de: Lúcia Professora

O que seria do mundo sem as artes? Provavelmente não haveria brilho, cores, emoções e expressões suficientes para lidarmos com o decorrer da vida de forma mais leve e significante!

Diante dessa reflexão, na noite do dia 15 de setembro de 2023, o auditório municipal de Santa Brígida foi palco da primeira hora de arte da ASLA - Academia Santabrigidense de Letras e Artes, com o objetivo de semear cultura, literatura e arte, contando com o apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Santa Brígida BA.

A programação envolveu música, poesia e dança. Iniciando com a recepção musical do Confrade e Secretário da ASLA, Pedro Son, dando continuidade com a locução do poeta e confrade, Joãozinho locutor, cerimonialista do evento, que iniciou fazendo a formação da mesa, convidando o Presidente da ASLA, escritor, poeta, Marcos Antônio Lima, o Vice- presidente e poeta repentista, José Santana, e o Secretário, poeta, cantor e ativista cultural, Pedro Son.

Ilustríssimo presidente fez a abertura agradecendo a presença de todos e enfatizando o propósito do evento para os acadêmicos e à comunidade, principalmente os jovens e deu início ao Concurso Literário de Poesia, sendo composta a mesa de jurados, com o Secretário de Educação, Damião Torquato; a diretora do Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira, Maria Jos e a Confreira, poetisa, Jaqueline Santos.

A partir desse momento, os corações foram regados pelas apresentações literárias dos estudantes: Cauã José (2º Lugar do TAL) Poema: Por que não aproveitar? Laysa Raíra dos Anjos Santiago (Vencedora do TAL), Poema: A independência do Brasil na Bahia com as três heroínas; Rich Dhastin (TAL e Manhã Literária) Poema: Normal ou Anormais; Janaine Santos (Manhã Literária) Poema: Cartilha do povo e Priscila Lopes (Manhã Literária) Poema: Chama indígena.

Enquanto se aguardava a apuração do resultado, o poeta repentista José Santana fez sua belíssima apresentação de cantoria e poesia e, logo após, o resultado foi divulgado pela jurada

Jaqueline Santos, que parabenizou a todos pelas produções encantadoras e incentivou-os por serem vitorioso independente da colocação.

Os vencedores do primeiro e segundo lugar receberam as premiações em dinheiro e certificados de participação, o terceiro lugar recebeu um livro e certificado. Como forma de incentivo, Maria José (jurada) se propôs a ofertar a mesma quantia do segundo para o quarto e quinto lugar, que receberam também os certificados.

O resultado final apontou 1° lugar: Cauã José; 2° lugar: Rich Dhastin; 3° lugar: Priscila Lopes; 4° lugar: Janaine Santos e 5° lugar: Laysa Raíra

Em seguida, alguns Confrades e Confreiras da Academia fizeram também as suas apresentações literárias: Lucinha (ASLA), Flávio Carmo (Manhã Literária), Marry Lyu (ASLA); Lúcia Professora (ASLA); Adrian Santos (ASLA) e Joãozinho Locutor (ASLA).

Para abrilhantar ainda mais, a Confreira Ivonete Martins trouxe a Apresentação de Dança Aeróbica com o Grupo de Zumba "Movimenta-se Santa Brígida, Um salto pela saúde", dando-se em seguida o encerramento com o Presidente da ASLA agradeceu novamente a todos os envolvidos e participantes, encerrando o momento ao som de belas músicas na voz de Pedro Son. Viva a arte que embeleza nossa vida!!!