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Administração do prefeito Gordo de Raimundo completou 100 dias dando uma nova realidade ao município

Autor: ASCOM


O prefeito Gordo de Raimundo completou 100 dias de governo nesta quarta-feira (10), durante a oportunidade o gestor reuniu-se com secretários e assessores para tratar de ações que já foram feitas desde o inicio de sua administração. Durante a reunião cada secretário pode expor seus trabalhos desde quando assumiram as suas pastas, confira o que já foi feito na administração do prefeito Gordo de Raimundo.

Ações da Secretaria de Saúde:

A Secretaria de Saúde de Santa Brígida vem desenvolvendo um trabalho voltado para reestruturação dos serviços de saúde, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos profissionais e a qualidade da assistência prestada à população, apesar das inúmeras dificuldades encontradas.
Dentre as ações desenvolvidas nos primeiros cem dias de gestão destacam-se:

• Adesão e contratação de um médico através do Programa do Governo Federal PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica);

• Contratação de um ônibus adequado e confortável (ar condicionado, banco executivo) para transportar os pacientes cadastrados no Programa Tratamento Fora Domicílio (TFD) de Santa Brígida a Salvador;

• Reativação do Laboratório Municipal de Análises Clinica;

• Ampliação do acesso à população a medicações de uso contínuo adquiridos com recursos próprios;

• Conserto e manutenção dos quatro consultórios odontológicos e outros equipamentos dessa secretaria;

• Reativação do serviço de fisioterapia com novos equipamentos, ampliação do atendimento e melhoria da qualidade;

• Aquisição e ampliação de medicamentos e materiais médico-hospitalares proporcionando a população o atendimento regular nas unidades de saúde;

• Ampliação do quadro de servidores da saúde com o intuito de melhorar a qualidade das ações desenvolvidas;

• Ampliação do acesso da população a exames e consultas especializadas através de convênios;

• Ampliação do atendimento médico no Centro de Saúde Rosália Lomanto;

• Contratação de obstetra/ginecologista para atender as mulheres do município, em especial as gestantes de alto risco;

• Conserto, recuperação e manutenção dos veículos dessa secretaria.

A Secretaria de Saúde vem somando esforços na elaboração de novos projetos com o propósito de ampliar os serviços e sua qualidade. A inquietude nos leva a buscar a formação de uma comunidade mais integrada e participativa nas ações de saúde.

Ações da Secretaria de Desenvolvimento Social:

Programa do Leite - É um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo Federal que tem como objetivo complementar as necessidades nutricionais das crianças, incentivando os pequenos produtores rurais na produção de leite. Beneficia em torno de 430 crianças de 4 a 8 anos matriculadas na rede municipal de ensino as quais recebem 5 litros de leite por semana.

Programa Nossa Sopa - Também faz parte de um Programa da Segurança Alimentar e Nutricional uma parceria entre as Sedes, Voluntárias Sociais da Bahia e EBAL. Foi reestruturado para atender um maior número de famílias. A sopa está sendo distribuído tanto na Sede (área urbana) quanto na Zona Rural.

A Secretária Municipal Desenvolvimento Social, possui também outros serviços: do Credibahia; Casa dos Conselhos e o Centro Digital de Cidadania. CREDIBAHIA que oferece um empréstimo aos pequenos agricultores e/ou empresários autônomos que necessitam de financiamento para manter seus negócios, com juros mínimos. O Conselho Tutelar localizado à Rua Juscelino Kubistchek, 235 atende em defesa dos direitos das crianças e adolescentes com suas famílias.

Ações da Secretária de Agricultura:

Preenchimento de Cafir - Cadastro de Imóveis Rurais; Contrato de Comodato; Recibo de Compra e Venda; Declaração de ITR - Imposto Territorial Rural; Consulta do CCIR - Certificado de Cadastro do Imóvel Rural; Abastecimento de água com carro-pipa (com, aproximadamente, 400 famílias atendidas, num total de 500 carradas). Operação Pipa do Exército com 420 tickets mensal, totalizando 1260 tickets. Com incentivo e iniciativa de Sandra da Silva, e através da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) via Associação, o projeto do Umbu e Caju que envolve três Associações: Associação do KM 40, Associação da Comunidade Caraibeiras e l a Associação do Núcleo Colonial Aroeira, recebe dos produtores as frutas e repassa para as entidades cadastradas, para que as mesmas repassem as frutas para as famílias cadastradas no programa entre outras ações.

Ações da Secretária de Educação:

Matriculas 2013 planejamento e Execução da Jornada Pedagógica;
Nomeação e lotação de diretores; Organização do Quadro de Funcionário; Discussão sobre a implantação e implementação do Plano Municipal de Educação; Reestruturação e Inicio da plataforma freire, Pro infância contemplação de quadras cobertas, Adesão ao PROAM- (Programa de Apoio a Educação, Compra de Fardas para creche, Fechamento de Escolas com o objetivo de redução de turmas multsseriadas); Em 2013 Escolas Rurais:
Turmas Multsseriadas - 38 turmas seriadas- 08 além de visita as escolas.

Ações da Secretária de Infraestrutura:

Mutirão de limpeza na sede do município bem como essas ações se estenderá as comunidades de Km 40, Colônia, Minuim e Marancó. Na sede as Ruas Alto Novo, Padre Cícero e Avenida Rui Barbosa além das praças Raimundo Santana Gomes e Pedro Batista.A prefeitura também realizou a limpeza e aterramento do esgoto que há vários anos vinha prejudicando a saúde dos moradores que residem na sai da Rua Dos Romeiros, local abrigava além da água suja dejetos e animais mortos. O prefeito também determinou que a área onde fica o lixão que fica localizado na entrada da cidade,o lugar fosse cercado para evitar que pessoas continuassem a entrar no local como forma de prevenir a plóriferação de doenças até que a prefeitura encontre um local apropriado e a área seja revitalizada.

A secretaria de Infraestrutura está realizando através do departamento de poços a manutenção de 11 poços artesianos como também já colocou em funcionamento e fez substituições de bombas submersas. Segundo o Secretário de Infraestrutura Isaque Cordeiro, onde o mesmo afirmou que essas ações visam amenizar os efeitos da seca no município, Isaque fez questão de destacar o poço artesiano do povoado Trapiá que depois de 03 anos o poço da localidade já estar jorrando água para à comunidade, o secretário também destacou o poço artesiano do povoado Quixabeirão voltou a funcionar depois de 06 anos, afirmou Isaque.

Confira os poços artesianos que estão sendo beneficiados:

Circo Velho, Baixa do Mocó, Carteira, Trapiá, Baixinha do Mulungu, Vicente de Cima, Caraibeiras. A secretária de infraestrutura também realizou energização dos poços das comunidades Caraibeira II e IV, e Malhada Grande.

Reunião e capacitação com garis e margaridas

Aconteceu na Casa Beato Pedro Batista uma reunião com os garis e margaridas, o objetivo da falar sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), na oportunidade estiveram presentes Drª Hélia técnica em segurança no trabalho além de Caroline fisioterapeuta. Ambas falaram sobre o uso do equipamento de segurança como forma de proteção evitando doenças e acidentes, devido ao tipo de sérico que realizam no município.

Operação tapa buraco na BA 305 trecho entre o Km 40 e a sede do município

A prefeitura de Santa Brígida através da Secretária de Infraestrutura realizou a operação tapa buracos no trecho de 13 km que compreende a sede do município até o km 40 na rodovia BA 305. O Prefeito Gordo de Raimundo também determinou a limpeza dos acostamentos, pois o mato estava invadido a pista dificultado a visibilidade dos condutores que trafegam pelo local.

O prefeito Gordo de Raimundo destacou que É por isso que a Prefeitura não para de ofertar, a cada obra, mais qualidade de vida para os Santabrigidenses viverem melhor!