Realizada a 5ª Conferência de Assistência Social de Santa Brígida

Autor: Paulo Roberto (Provídeo Comunicação) / ASCOM

Foi realizada em Santa Brígida nos dias 31 de julho e 1° de agosto, no auditório do Instituto Mandacaru, a 5ª Conferência de Assistência Social, que trouxe como tema "A gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)".

O evento iniciou às 19h do dia 31 com a composição da mesa de honra, seguido de pronunciamentos de autoridades, entre elas o prefeito municipal, e representantes de instituições religiosas e da sociedade civil. Em seguida, foi a vez da tão esperada Ciranda de Roda, apresentada pelo grupo dos idosos do CRAS, Viver e Conviver.

A alegria do grupo contagiou a todos, que no embalo das canções de roda trouxeram para o meio as pessoas que os assistiam. A conclusão se deu com a leitura e aprovação do Regimento Interno.

No dia 1°, pela manhã, após a exposição da estrutura da secretaria feita pela secretária de desenvolvimento social, Sônia Maria, outro grupo a se apresentar foi o do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que após a introdução de sua coordenadora, a assistente social, Sabrina Marques, dramatizou a realidade constatada nas famílias que ainda expõem os filhos ao trabalho forçado, o que quando não afasta a criança da escola, reduz nela o fascínio pelo aprendizado e é aí onde entra o trabalho deste realizado por profissionais do programa.

Um dos objetivos do encontro era proporcionar aos participantes um espaço democrático, onde todos pudessem discutir, com base no tema central, ações assistenciais preponderantes para o desenvolvimento social no município, e foi o que aconteceu.

Diante da abordagem dos eixos apresentados na conferência e elucidado pela palestrante convidada, Liliane Mendes, posteriormente refletidos em grupos, propostas importantes surgiram, entre elas destacam-se:

• Ampliar a contra partida estadual e federal para o SUAS;
• Realizar diagnóstico social no município;
• Fortalecer as parcerias entre saúde, educação e assistência social;
• Criar ouvidorias com finalidade de monitoramento da prestação de serviços dos trabalhadores do SUAS;
• Reativar o conselho municipal do idoso;
• Criar casa de passagem a nível regional;
• Aderir os programas e projetos voltados aos jovens;
• Estimular a formação de cooperativas aos beneficiários do curso de costura do CRAS;
• Mapear o município para se ter um levantamento preciso e identificar os maiores índices de vulnerabilidade;
• Criar um consórcio entre os municípios para atender às necessidades regionais...

As propostas sugeridas deverão ainda ser apresentadas na conferência estadual, no mês de setembro, quando enfim, fechando o ciclo das conferências, acontecerá a etapa nacional ainda prevista para dezembro deste ano.

Ao final da conferência foram eleitos os delegados que representarão o município em Salvador. São eles: pela sociedade civil - Ana Patrícia e Osvaldo Barros e pelo poder público - Sabrina Marques e Denise Carvalho.

Para os organizadores da conferência, em especial a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), presidido pela assistente social, Elaine Cristina, o evento atendeu as expectativas e o resultado foi bastante positivo.