Colégio Luiz Viana realiza etapa Escolar dos Projetos FACE, TAL e AVE

Diretor Tony
Jonathan Batista
Adão Douglas

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia vem promovendo em todo o estado, festivais que têm mudado o conceito educacional, permitindo que alunos e profissionais da área vejam isso como uma oportunidade de atuarem com mais criatividade e interação num espaço multipedagógico.

É assim que o FACE (Festival Anual da Canção Estudantil) vem acontecendo. Segundo a secretaria, a realização do FACE revela uma atitude pioneira, ao desenvolver um Festival de música, com caráter educativo, fruto das criações artísticas e culturais provenientes dos contextos escolares, estimulando o surgimento de novos talentos e o desenvolvimento da Musicalidade Brasileira e, assim, promover o refinamento artístico e estético dos jovens e valorizar as raízes populares de nossa cultura.

Esta ano, o festival será realizado em todas as unidades escolares estaduais, envolvendo aproximadamente 1.042.226 educandos e os educadores que atuam nas áreas de Artes e de Literatura.

Aliado a isso, surge também o projeto Tempos de Arte Literária (TAL), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da arte literária, nas suas diversas expressões, no currículo escolar, estimulando não apenas o hábito da leitura nos ambientes escolares de todos os municípios do Estado da Bahia, mas, sobretudo, da produção literária estudantil.

Outro projeto que também tem trazido resultados surpreendentes é o Ave (Artes Visuais Estudantis). O projeto foi concebido, a partir de uma perspectiva ampliada, para envolver os estudantes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e equivalentes (EJA - Educação de Jovens e Adultos, Ensino Normal e Tecnológico), assim como professores de Língua Portuguesa, Arte e disciplinas afins, os coordenadores pedagógicos, os técnicos e diretores das escolas e das Diretorias Regionais de Educação (Direc), em um clima de integração, de participação e de alegria.

Essa experiência tem revelado as múltiplas faces e os traços da diversidade sociocultural e artística da nossa terra expressam os olhares, a imaginação, a alma e as expressões dos estudantes da Bahia. Esses três projetos (FACE, TAL) acontecem em três etapas: escolar, regional e estadual.

A etapa escolar aconteceu em Santa Brígida, no Colégio Estadual Luis Viana Filho, no dia 08 de agosto deste ano e teve como vencedores nos três projetos:

AVE: ADÃO DOUGLAS SANTANA MATEUS
3ª SÉRIE - A - NOTURNO
TÍTULO DA OBRA: AS SETE FACES

FACE: JONATHAN BATISTA DA SILVA
1ª SÉRIE - C - MATUTINO
NOME DA CANÇÃO: BAHIA DE POVO GUERREIRO

TAL: ALINE PEREIRA DOS SANTOS
3ª SÉRIE - A - MATUTINO
TITULO DA OBRA LITERÁRIA: CONEXÃO JUVENTUDE

De acordo com o diretor do colégio, José Antônio (Toni), a realização desses projetos tem trazido resultados bastante positivos, além de ter conseguido uma interação entre os próprios alunos que formam torcidas durante as apresentações. A próxima etapa (regional) deverá acontecer na cidade de Paulo Afonso, antecedendo a etapa estadual.