Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Santa Brígida vacina contra Sarampo, Rubéola, Caxumba a partir do dia 8

Autor: Fonte: Sec.Saúde

Em Santa Brígida, 8 e 22 de novembro (dois sábados) serão considerados "Dia D" de mobilização. A ação acontecerá na Sede I antiga maternidade, Sede II Conjunto Habitacional Madrinha Dodô sempre no horário das 08 ás 17 hs, sendo que todas as crianças de 06 meses a 05 anos receberão a vacina.

Em relação à vacina tríplice viral, trata-se de uma combinação de vírus vivos atenuados contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. "Todos os três componentes desta vacina são altamente imunogênicos e eficazes, dando imunidade duradoura por praticamente toda a vida". A proteção inicia-se cerca de duas semanas após a vacinação.

Saiba mais - A poliomielite é uma doença que atinge o sistema nervoso e pode provocar quadros de paralisia. O vírus entra no organismo através da boca e se multiplica no intestino. Os sintomas da doença são febre, fadiga, dor de cabeça, vômitos, rigidez do pescoço e dores nos membros. "O vírus da paralisia infantil ainda circula em alguns países e por isso é fundamental vacinar as crianças para protegê-las do vírus", informa a secretária da Saúde.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do terceiro mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%. "A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar", destaca.

Já a caxumba é uma doença contagiosa que provoca o inchaço doloroso das glândulas salivares. "A caxumba é causada por um vírus, que se dissemina de uma pessoa para outra através de gotículas respiratórias (por exemplo, ao espirrar) ou por contato direto com itens que foram contaminados pela saliva infectada".

À rubéola, a especialista destaca que é uma infecção na qual há erupção na pele. Na chamada rubéola congênita, a mulher grávida é infectada com rubéola e passa a doença para o bebê dentro do útero. "A doença é causada por um vírus disseminado pelo ar ou por contato próximo."