Secretaria de Saúde promoveu a Ação Glaucoma, foram mais de 1.000 atendimentos

Autor: Fonte: Sec: Saúde/PMSB
Ação Glaucoma
Galeria de imagens Galeria de fotos

A Prefeitura Municipal de Santa Brígida através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde promoveu nos dias 7, 8 e 9 de junho, a Ação Glaucoma, na Unidade de Saúde da Família I e III (USF).

Na ocasião, os munícipes foram submetidos à consulta oftalmológica e exames visando o diagnóstico do glaucoma, além de receberam gratuitamente o medicamento (colírio). A ação Glaucoma é uma política pública de saúde contínua, pois os pacientes diagnosticados com glaucoma terão asseguradas as revisões a cada três meses com o fornecimento da medicação.

De acordo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), as três maiores causas de cegueira no mundo e no Brasil são doenças que acometem, predominantemente, os idosos: Catarata, Glaucoma e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Segundo dados de 2003 do CBO, estimava-se que houvesse 900 mil portadores no país e que provavelmente 720 mil estavam assintomáticos, necessitando de diagnóstico.

Na ação foram atendidos homens e mulheres acima dos 40 anos, e preferencialmente, aqueles que são portadores de diabetes e hipertensão. O glaucoma é uma doença silenciosa que compromete a visão quando não tratada, podendo levar à cegueira.

A Secretaria de Saúde vem atuando de forma dinâmica com o intuito de proporcionar aos seus munícipes cuidados visando uma melhor qualidade de vida e consequentemente fazendo de Santa Brígida um lugar melhor para se viver.