Centro Educacional Alfra Barbosa e Escola Mãe Ana realizaram Feira do Jovem Empreendedor Primeiros Passos

Centro Educacional Alfra Barbosa e Escola Mãe Ana realizaram Feira do Jovem Empreendedor Primeiros Passos

Fonte: ASCOM/PMSB
Alunos do 3º Ano - Alfra Barbosa Valadão
Alunos do 3º Ano - Alfra Barbosa Valadão
Alunos do 1º Ano - Alfra Barbosa Valadão
Alunos do 1º Ano - Alfra Barbosa Valadão
Culminância do Projeto - Escola Mãe Ana
Culminância do Projeto - Escola Mãe Ana

O Centro Educacional Alfra Barbosa Valadão (povoado Marancó), na última quinta-feira (14-12-2017), no período vespertino, e a Escola Mãe Ana na última sexta-feira, no período matutino, promoveram o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Uma parceria firmada entre as unidades escolares com o SEBRAE, trabalhando com alunos regularmente matriculados dos 1º ao 9º Anos do Ensino Fundamental.

Cada turma trabalhou temas específicos como:

1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas;

2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais;

3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos;

4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos;

5º ano do Ensino Fundamental: Sabores de cores;

6º ano do Ensino Fundamental: Ecopapelaria;

7º ano do Ensino Fundamental: Artesanato sustentável;

8º ano do Ensino Fundamental: Empreendedorismo social;

9º ano do Ensino Fundamental: Novas ideias, grandes negócios.

O JEPP estimula a autonomia do estudante, o desenvolvimento de atributos e atitudes importantes para a gerencia da própria vida (pessoal, profissional e social).

De acordo com o Secretário de Educação o projeto foi um sucesso, uma vez que reuniu alunos participantes do projeto, comunidade escolar, professores e equipe do SEBRAE. "A conclusão das atividades referentes ao projeto JEPP foi bem intenso e produtivo. Houve empenho por parte dos alunos e professores. Gostamos muito do resultado das turmas que acompanhamos, eles estão de parabéns", salientou Edson Manoel Secretário de Educação do Município.

 

O QUE É O JEPP?

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

 

Disponível em: http://www.sebrae.com.br/

Anteriores

1 até 10 de 94   Próximo »   Último »