Prefeitura realizou a primeira reunião preparatória para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Na terça-feira, dia 5 de junho, aconteceu a primeira reunião preparatória do Programa IFBA Saneando a Bahia (Pisa), desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Santa Brígida e Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores e teve como principal objetivo de promover a sensibilização e capacitação dos técnicos municipais de Santa Brígida para instituir os comitês de coordenação e de execução, que serão responsáveis pela condução, acompanhamento e validação das ações necessárias para construção do plano municipal de saneamento básico.

Durante o evento, os participantes foram apresentados às características gerais do Programa, informados sobre as etapas da elaboração do plano e a importância da formação e atuação dos comitês, detalhando o perfil dos atores e atribuições.

A equipe do Pisa, formada por representantes do IFBA e da Funasa, destacou a importância da participação da sociedade civil em todo o processo. Que por sua vez poderá identificar problemas relacionados à falta de esgotamento sanitário, ao trato dos resíduos sólidos, à coleta de lixo e à drenagem.

O evento reuniu além da equipe do Pisa os representantes das Secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Infraestrutura, Planejamento e Gestão, Cultura e Turismo, Desenvolvimento Econômico, Patrimônio, Ação Social, Saúde, membros de conselhos e Grupo Aventura Ambiental de Santa Brígida (GAASB).