Santa Brígida Unida Contra a Dengue acompanhe o cronograma das próximas ações

A Prefeitura Municipal de Santa Brígida, através da Secretaria de Saúde em parceira com o poder governamental, órgãos não- governamentais e escolas municipais, iniciou nesta quarta- Feira - 22 de agosto de 2023, o mutirão de limpeza "Santa Brígida Unida Contra a Dengue". O objetivo é coletar o máximo de materiais que possam acumular água e que sirvam como criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Diante do número de casos de dengue que tem ocorrido no município e por saber que se trata de uma doença grave que pode levar a morte, torna-se importante orientar a população da área de abrangência com objetivo de diminuir a ocorrência de novos casos, pois a prevenção de novos casos está diretamente relacionada a mudanças de hábitos culturais. Para que haja uma diminuição dos casos de dengue deve haver uma mobilização comunitária.

O controle da incidência da doença está baseado na eliminação do mosquito Aedes aegypti, principal vetor da doença. A luta contra esse inseto, extremamente adaptado às condições da cidade de hoje, é muito complexa e exige ações coordenadas de múltiplos setores da sociedade além de mudanças de hábitos culturais arraigados na população.

A Vigilância em Saúde, junto as Unidades de Saude da Família e setor de Endemias segue no combate ao Aedes aegypti, por meio das visitas domiciliares, comércios, setores púbicos e privados, além de divulgação nos meios de comunicação, panfletagem, e educação em saúde, bem como orientação a população quanto a entulhos provenientes de reforma ou construção.
Durante a ação do mutirão será eliminados objetos que acumulem água como garrafas, pneus velhos, plásticos, etc.