Evento sobre práticas modernas de cultivo da palma foi um sucesso

No último dia 7 de março de 2024, um evento de grande relevância para a comunidade agrícola de Santa Brígida foi realizado com sucesso, fruto de uma importante parceria entre a Prefeitura Municipal, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Colégio Estadual Luiz Viana Filho. Tratou-se do Seminário de Cultivo Intensivo da Palma, conduzido pelo renomado instrutor Engenheiro Agrônomo, Paulo Suassuna.

O evento teve como principal objetivo oferecer conhecimento de qualidade sobre as práticas modernas de cultivo da palma, uma atividade essencial para muitos agricultores familiares da região. A participação ativa e engajada dos agricultores de Santa Brígida foi um dos destaques da ocasião, demonstrando o interesse e a busca por novas técnicas que possam aprimorar a produção local.

Entre os presentes, destacaram-se figuras importantes, como o Gerente Geral da Agência de Paulo Afonso do Banco do Nordeste, Vagner Piedade, que trouxe sua expertise e apoio à iniciativa, além de mencionar a possibilidade renegociações de dívidas de produtores; o representante do SEBRAE, Claudio Vieira, cuja presença reforçou o compromisso da entidade com o desenvolvimento econômico local; a presidente da Associação Comunitária de Moradores da Morada Velha, Eliana Ricardo, que trouxe a perspectiva e os desafios da comunidade para o debate; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cirineu Teixeira, que ressaltou a importância de eventos como esse para o crescimento sustentável da região.

Além disso, o Seminário contou com a participação ativa do Eng°. Agrônomo Ayrton Oliveira, encarregado do cerimonial do evento; do Diretor da Unidade Escolar José Antônio, que enfatizou a importância da educação e da capacitação para o progresso rural; e da Veterinária Mona Lisa, representante do SENAR, que trouxe valiosas contribuições sobre a integração entre pecuária e agricultura.

O evento foi dividido entre momentos de exposição teórica, onde foram abordados os fundamentos e técnicas avançadas de cultivo da palma, e prática, com demonstrações em campo que permitiram aos participantes vivenciarem de perto o que foi aprendido. A presença de pecuaristas locais e alunos do curso técnico em agropecuária enriqueceu ainda mais os debates e trocas de experiências, consolidando o Seminário como um espaço de aprendizado e networking para todos os envolvidos.

Assim, o Seminário de Cultivo Intensivo da Palma em Santa Brígida se destacou como um evento de grande importância para a comunidade agrícola local, promovendo o conhecimento, a inovação e o fortalecimento dos laços entre os produtores, instituições de apoio e órgãos públicos. A busca por práticas sustentáveis e eficientes continua sendo um objetivo compartilhado por todos, e eventos como este demonstram o compromisso coletivo em fazer da agricultura familiar uma atividade cada vez mais próspera e sustentável.