Secretaria de Saúde realizou uma mobilização de vacinação nas escolas municipais

No período de 12 a 21 de março, ocorreu uma Mobilização para a Vacinação nas Escolas, foram contemplados estudantes matriculados nas escolas públicas municipais e estaduais.

Na oportunidade foram elencadas as escolas: Escola Municipal Mãe Ana, Escola Km 40, os Centros Educacionais: Zenor Pereira Teixeira, Afra Barbosa Valadão, Antônio da Silva Feitosa e os Colégios: Colégio Municipal Pedro Batista e o Colégio Estadual Luiz Viana Filho.

O objetivo primordial desta ação é erradicar, eliminar e controlar diversas doenças imunopreveníveis infectocontagiosas.

No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza um conjunto de imunobiológicos que contempla o ciclo de vida do indivíduo desde o nascimento até a terceira idade, por meio de cinco calendários específicos de vacinação, a saber: da criança, do adolescente, do adulto e idoso, da gestante e dos povos indígenas.

Neste momento as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para adolescentes são: Papiloma vírus Humano (HPV), voltada para meninas e meninos de 9 a 14 com esquema de 2 doses com intervalo de 6 meses e a Meningocócica ACWY (conjugada) para adolescentes de 11 a 14 anos. Além dessas, o reforço contra difteria e tétano (dT) e a vacinação contra COVID-19 também estão contempladas para este público.

A finalidade desse tipo de ação é oportunizar a oferta dos imunizantes às pessoas que não tiveram condições de se dirigir aos serviços de saúde, garantindo assim o acesso universal a esse programa do SUS.