Prefeito Gordo Raimundo é atendido com recursos da CODEVASF‏

Autor: ASCOM-

Gordo de Raimundo, prefeito de Santa Brígida esteve na casa civil, com o secretario, Elmo Vaz, e lá foi atendido com recursos emergências para o município através da CODEVASF.

Santa Brígida será contemplado com dez barragens subterrâneas, uma retro escavadeira, alem de recursos para o canal de xingó, disponibilizados pela CODEVASF.

Estiveram presentes os prefeitos de Chorrochó, Macururé, Rodelas, Sobradinho, Santa Brígida e Gloria.

Veja publicação no site da Casa Civil do Estado da Bahia

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, e o chefe de gabinete da Casa Civil do Governo da Bahia, Carlos Mello, se reuniram, na tarde desta sexta-feira (3), com prefeitos pertencentes aos Consórcios do Sertão do São Francisco e de Itaparica. A pauta foi composta pelas ações de democratização do acesso à água para estes municípios, que vêm sofrendo com as consequências da seca no estado.

A reunião é uma resposta à demanda surgida durante a reunião itinerante do Comitê Estadual para Ações de Convivência com o Semiárido, realizada no dia 28 de fevereiro deste ano, em Juazeiro, quando os prefeitos indicaram ao secretário Rui Costa (Casa Civil) a necessidade de uma conversa direta com o órgão federal, a fim de promover uma maior aproximação entre os três governos.

Dentre as ações destacadas na conversa, está a viabilização da construção de barragens subterrâneas pelos municípios. Elmo Vaz reforçou que os governos federal, por meio da Codevasf e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e estadual, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vão doar aos municípios maquinário e lonas, para que sejam construídas as barragens, que vão trazer segurança hídricas a estas localidades.

Ações voltadas ao desenvolvimento econômico destas regiões também foram discutidas, visando a inclusão produtiva do pequeno produtor rural. Foi acordado que os consórcios formalizarão ao Governo do Estado um pedido de kits de irrigação e tanques de piscicultura. O pleito será encaminhado ao governo federal.

Participaram do encontro prefeitos dos municípios de Chorrochó, Macururé, Rodelas, Sobradinho, Santa Brígida e Gloria.