Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Prefeitura de Santa Brígida promove treinamento sobre o “SIGA” para os servidores municipais

Autor: ASCOM

Técnicos de diversas Secretarias Municipais participarão nesta terça-feira (21), às 8h da manhã, no CDC - Centro digital de Cidadania de Santa Brígida, de um treinamento sobre o SIGA - Sistema Integrado de Gestão e Auditoria, utilizado pelas prefeituras, Câmaras de Vereadores e demais órgãos e entidades da administração municipal, para remeter informações da gestão pública municipal ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A capacitação será ministrada pelo Sr. Fernando Cesar Santos Santana, especialista e consultor de Salvador - BA.

O evento está sendo realizado através da Secretaria Municipal da Administração e Finanças, visando aprimorar os conhecimentos dos funcionários que trabalham diretamente com o SIGA e outros servidores que colaboram para as informações. Atualmente vários técnicos da Prefeitura de Santa Brígida operam diariamente com o Sistema SIGA, que de acordo com o Secretário de Administração e Finanças, , Sr. Nilson Pereira, este sistema ainda sofre constantes alterações, por meio de resoluções do TCM. "Isso exige que a todos os operadores do SIGA estejam sempre com as informações atualizadas a respeito do programa", ressaltou.

Entre as principais mudanças que trata a resolução do TCM de nº 1307/2011, que altera dispositivos das resoluções TCM nºs 1060/05, 1061/05, 1062/05 e 1282/09, estão informações a respeito dos movimentos diários, que deverão brevemente, ser obrigado também para os municípios com menos de 50 mil habitantes, no qual se inclui o nosso Município de Santa Brígida, e o fechamento de cada mês, que de acordo à nova resolução, será feito até o dia 10 do mês subsequente. Dados referentes à forma de registro, acompanhamento das licitações, contratos, entre outras modalidades, também serão repassadas pelo palestrante durante o treinamento.