A Secretaria de Meio Ambiente e Serv. Públicos e Assoc. Nordesta Ecossistema juntos na preservação ambiental e recuperação de áreas degradadas

Autor: Tarciana Carla

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos com o importante apoio da Prefeitura Municipal de Santa Brígida em parceria com Associação Nordesta Ecossistema, comprometidos com a manutenção e melhoria das condições ambientais tem como missão o desenvolvimento do projeto de produção de mudas de espécies nativas da caatinga.

Esta ação Tem o objetivo de recuperar áreas degradadas; restauração das áreas de nascentes; reflorestamento e agroecologia - voltada à política produtiva da agricultura familiar - paisagismo e arborização urbana e nas Escolas Municipais; com noções de educação ambiental. Temos como objetivo produzir espécies para reflorestamentos, Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal, Recuperação de nascentes, Mata Ciliar e demais necessidades na área rural, urbana e outros empreendimentos que necessitem de qualquer tipo de compensação ambiental.

A missão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos e a Associação Nordesta Ecossistema é atuar juntas ajudando a comunidade e proprietários rurais na criação de florestas com fins conservacionistas, ação que contribui na preservação da biodiversidade, conservação dos recursos hídricos e seqüestro de carbono.

As mudas estão sendo produzidas no viveiro da Associação Nordesta Ecossistema; Localizado na rua Padre Cícero, Centro da cidade de Santa Brígida - Bahia, produzindo mais de 5.000 árvores do bioma Caatinga para toda a região que são produzidas com sementes de plantas coletadas na própria região e na reserva biológica da fazenda "SACO DA ARARA". As principais espécies produzidas são o Pau d'arco roxo (Handroanthus impetiginosus), Caraibeira (Tabebuia aurea), Mulungu (Erythrina velutina), Juazeiro (Ziziphus joazeiro), Umbuzeiro (Spondias tuberosa), Catingueira (Caesalpinia pyramidalis, Incó (Capparis yco), Braúna (Schinopsis brasiliensis), Caju (Anacardium occidentale), Barriguda (Chorisia glasiovii), Cedro (Cedrela odorata), Pau-ferro (Caesalpinia ferrea), Licuri (Syagrus coronata), Jatobá (Hymenaea courbaril), Turco (Parkinsonia aculeata), dentre outras.