Realização da IV Conferência Municipal de Cultura em Santa Brígida

Autor: Provídeo Comunicação / Ascom

Foi realizada no dia 19 de julho, em Santa Brígida, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA, cujo tema foi "Uma política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura".

De acordo cm o secretário da pasta, Edson Araújo, o objetivo principal do evento era que fossem discutidas propostas de ações concretas no setor, com base no potencial que o município já oferece no âmbito da cultura com seus grupos e tradições e que segundo ele, este objetivo foi alcançado.

Por Santa Brígida ser considerada a cidade com maior número de manifestações culturais de todo o Brasil, isso exige que sejam elaboradas estratégias que sustentem este status a partir de uma abordagem de dentro para fora, ou seja, as próprias pessoas que estão envolvidas diretamente neste cenário, devem participar de todo o processo de evolução e exposição dessa cultura para o mundo.

Entre os objetivos propostos pelo comitê de conferências do Governo Federal para que estados e municípios se baseiem e realizem suas etapas, estão:

• Estimular a adesão aos Sistemas Estadual e Nacional de Cultura;
• Diagnosticar a situação do Sistema Municipal de Cultura;
• Elaborar um Plano de Ações Estratégicas para a Cultura no Município;
• Estimular o planejamento de políticas, projetos e ações municipais para a cultura com a participação e o controle da sociedade civil...

Como conclusão da conferência, além das propostas levantadas pelos conferencistas para que sejam apresentadas na Conferência Territorial, também foram escolhidos os "delegados" que representarão o município, que são: Edson Manoel de Araújo e Mariel Jackson Magalhães (pelo Poder Público) e José Fábio dos Santos e Israel dos Santos Xavier (pela Sociedade Civil Organizada).

A conferência aconteceu no Auditório Municipal e contou com a participação de representantes de grupos culturais, autoridades locais e a sociedade civil. O que chamou a atenção foi a preparação do ambiente para receber os participantes, que ao chegarem ao local, encontraram um cenário ornamentado com itens peculiares da região, realizado pela comissão organizadora com muito carinho.