Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Modelos desfilaram com os pássaros dos artesãos de Santa Brígida na feira do empreendedor em Salvador

Autor: Marcelo França (ASCOM)


O artesanato produzido pelos membros da Associação de Artesãos de Santa Brígida, localizada no Território de Identidade Nordeste II e na Zona Turística Lagos e Cânions do São Francisco, compõe o cenário da novela Sangue Bom da Rede Globo. A fama vem da excelência do trabalho dos 22 sertanejos e sertanejas que desde 2002 se uniram para produzir e comercializar melhor o rico artesanato de fibras naturais e madeira em peças decorativas e utilitárias. A associação fica no povoado de Morada Velha que dista 9 quilômetros da sede municipal, e pode ser visitada com agendamento prévio. Segundo o seu presidente José dos Santos ou "Zé de Rita" além de terem a experiência única de conhecer de perto o processo de produção do artesanato o visitante vai ouvir muitos causos típicos do sertão. Um diferencial do artesanato é o uso de apenas corantes naturais para colorir as fibras do Licuri, extraídos do jenipapo, do urucum e do caju. As cestas com tampas decoradas com pássaros feitos de Umburana que podem ser utilizadas como porta-objetos são muito bem acabadas e em breve estarão também na Revista Casa Cláudia.

Com a fama na novela as vendas têm aumentado e com apoio de entidades parceiras eles participaram no último fim de semana da Feira do Empreendedor no Centro de Convenções em Salvador.

O município que já era conhecido como a terra dos Bacamarteiros, manifestação folclórica das mais interessantes da Bahia (http://www.visiteabahia.com.br/visite/atracoes/folclore/bacamarteiros.php) ganha agora um novo aliado vindo das suas comunidades para desenvolver o turismo de base comunitária com enfoque criativo e solidário....é só querer e buscar apoio das entidades competentes.